Surya MKT Agencia de Marketing Digital Logotipo Para Menu

Site Responsivo, o que é? Para que serve?

Atualizado em 06/09/2021
Tempo de leitura: 3 min.

Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre site responsivo. Mas se você não sabe o que ele é e nem para que serve, então você precisa ler esse artigo. Afinal, com certeza não quer perder o seu público e muito menos ficar atrás da concorrência, não é mesmo? Então continue lendo e aprenda sobre esse recurso tão importante atualmente.

O acesso à internet vem de diversos dispositivos

Já se foi o tempo em que o acesso à internet era feito exclusivamente através de computadores ou laptops e notebooks. Hoje, além de utilizar esses equipamentos, as pessoas têm acessado as páginas da internet através de dispositivos móveis.

Smartphones, celulares e tablets já invadiram o mercado, e pela praticidade que oferecem ao usuário, têm sido a sua preferência para acessar a rede.

Com a disponibilização de serviços de acesso à internet através de dispositivos móveis, as pessoas encontram aí a solução para ficar de olho em suas redes sociais e no seu e-mail mesmo estando preso no trânsito, caminhando na rua ou em qualquer outro lugar.

Atualmente mais de 50% dos acessos à internet acontecem através de aparelhos móveis. E com a inclusão de opções de pagamento versáteis, as compras também se tornaram práticas nesses aparelhos.

Mas, sem um site responsivo não é possível usufruir dessa grande parcela de público que migrou para os aparelhos móveis, ou que também os utilizam.

Toda empresa precisa de um site responsivo

Antigamente dizíamos que toda empresa ou profissional que pretendia ganhar mercado precisava ter um site e entrar na era virtual. Hoje, dizemos que não basta ter um site, ele precisa ser responsivo também.

O site responsivo é aquele que pode ser acessado facilmente de qualquer aparelho, seja ele fixo ou móvel. A característica principal do site responsivo é a sua adaptabilidade à tela que está sendo utilizada.

Quando abrimos um site comum através de um celular ou tablet, a resolução dessa tela não é igual à resolução do site. O resultado é um layout todo bagunçado, recursos que não são habilitados e prejuízo para o visual do site.

A navegabilidade fica comprometida, o usuário tem mais dificuldade para encontrar o que busca e o site acaba perdendo um visitante por causa disso.

O site responsivo não tem esse problema. Não importa se ele é acessado a partir de um computador ou de um celular. O seu layout sempre irá se adaptar para a resolução da tela utilizada.

E o melhor é que esse processo é feito automaticamente. Não é preciso que o dono do site ou o usuário habilitem algum tipo de função. Assim que o site é acessado, sua programação identifica a resolução de tela do aparelho ou o tipo que está sendo utilizado, e adota o seu formato correspondente para aquela tela.

São exibidas as informações principais para o usuário, o layout fica equilibrado, organizado e a navegabilidade é facilitada. Assim, o usuário pode visitar as páginas do site, ler artigos e fazer compras de uma forma dinâmica e sem complicações.

É por isso que todas as empresas que possuem um site, ou aqueles que trabalham diretamente através da internet, precisam adotar o site responsivo.

A tendência atual é que cada vez mais pessoas acessem a internet através de aparelhos móveis, ou mobile, pois essa tecnologia permite muita praticidade para o dia a dia do internauta. Assim, quem não se adaptar a essa nova realidade vai ficar para trás. Ou melhor, já está um passo atrás.

É fundamental acompanhar as mudanças de hábito do seu público para continuar atendendo as necessidades dele. Se seu site não é responsivo, mude o quanto antes, para que seu concorrente não fique em vantagem.

 TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × cinco =

 | 14 / 03 / 24
O uso das redes sociais no marketing médico pode ser uma estratégia poderosa para construir uma imagem forte e atrair novos pacientes. Saiba como utilizá-las ao seu favor!
Ler Mais
 | 28 / 02 / 24
Entenda como o método AIDA pode ser aplicado, deixando um conteúdo ainda mais persuasivo e contribuindo com o aumento das vendas da sua empresa.
Ler Mais
1 2 3 51
Logo | SuryaMKT
2024 – Todos os direitos reservados – Surya MKT® Agência de Marketing Digital
magnifiercross