Erros do marketing digital

Com certeza você já deve ter pesquisado a respeito de inúmeras ações que deve praticar para ter sucesso com seu marketing digital certo? Porém, você também já pesquisou a respeito dos erros que não deve cometer em suas campanhas?

Acredite, é tão importante conhece-los assim como você precisa saber como desenvolver as suas estratégias. E para lhe ajudar a criar campanhas cada vez mais eficazes, e ainda economizar recursos, continue lendo esse post para conferir o que você não pode fazer no Marketing da sua empresa.

 

Erros do Marketing Digital

Acreditar que já sabe de tudo sobre o seu nicho, os seus clientes e o mercado

Você nunca vai saber tudo o que precisa, porque sempre surge alguma inovação, mudança ou novidade que você precisa estudar para poder se manter atualizado. Então, jamais estacione e nem se julgue dono da verdade.

 

Criar conteúdos sem nenhum critério

Embora a criação de conteúdo possa parecer um tanto intuitiva, ela precisa seguir alguns critérios para que a estratégia seja mais eficaz. Você não deve produzir simplesmente aquilo que acha que vai dar certo, mas precisa se basear no que as pessoas estão procurando na internet e o que a sua audiência está pedindo.

 

Falar sobre tudo

Com certeza sua empresa pertence a algum nicho, certo? Então, o conteúdo que você vai criar também deve estar de acordo com esse nicho. Ao tentar falar de tudo um pouco, sem focar exatamente naquilo que o seu púbico gosta, você não vai conseguir criar uma audiência fiel, porque nem tudo vai interessar para todo mundo. Além disso, também não vai gerar autoridade para sua empresa.

 

Produzir um único formato de conteúdo

Ao criar conteúdo para sua empresa isso não significa que você deve focar apenas em textos. Eles são apenas uma opção para divulgação de informações, porque também existem muitas outras. Você pode explorar imagens, infográficos, podcasts e vídeos, por exemplo, assim poderá atingir um número maior de pessoas.

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Criar conteúdo do seu interesse

É claro que o seu interesse é relevante, mas isso não significa que ele seja uma verdade absoluta. Talvez a sua audiência tenha preferências diferentes da sua, e talvez você não goste de temas que ela quer ver com mais frequência. Considere o que a sua audiência deseja saber e não somente aquilo que você quer divulgar.

 

Pensar que as pessoas encontrarão o conteúdo sozinhas

Existem bilhões de sites e blogs na internet. Você realmente acredita que em meio a tantos números o seu conteúdo se destacará sozinho e as pessoas vão encontrá-lo sem que ele tenha nenhum diferencial? Além das suas preocupações com o SEO, também ocupe-se em fazer a divulgação do conteúdo para que ele seja realmente visualizado.

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Ter a viralização como meta

Existem técnicas para que um conteúdo se torne viral e traga um retorno estrondoso e rápido. Porém não é interessante que você se preocupe em fazer da viralização a sua meta. O ideal é que os conteúdos sejam relevantes e tragam boas conversões, não necessariamente que sejam vistos pelo máximo de pessoas possível.

 

Focar em métricas pouco relevantes

Curtidas, visualizações e número de seguidores são métricas interessantes. Porém, você não pode tê-las como foco para embasar as suas campanhas de marketing digital. Afinal, o que você busca é um maior número de conversões para vender mais, certo? Então, a sua preocupação principal deve ser com aquilo que está te trazendo resultados concretos e não a fama em si.

 

Exagerar na divulgação dos seus conteúdos

Você precisa marcar presença na vida do seu público, porém não pode fazer o tipo “grudento”. Se você saturar as redes sociais ou as caixas de entrada do e-mail com muitas mensagens, seu publico rapidamente ficará cansado e, ao invés de atrai-lo, você obterá o efeito contrário. É preferível segmentar as suas campanhas para fazer uma divulgação que realmente traga resultados.

 

Basear a produção de conteúdo no calendário editorial

O calendário editorial é apenas uma forma de controlar suas publicações de conteúdo, ele não é uma estratégia de marketing digital. Isso porque, o que vai defini-lo é aquilo que você deseja explorar e as pessoas que pretende atingir. Por isso, o calendário editorial é que se baseia numa estratégia de marketing e apenas orienta o que você deve fazer.

 

Dispensar o e-mail marketing

Ainda fica bastante difícil de entender porque algumas pessoas acreditam que o e-mail marketing está morto. Afinal, todo mundo recebe e-mails, todo mundo acessa sua caixa de entrada e todo mundo gosta de receber novidades acerca daquilo que lhe interessa. Então, não cometa o erro de dispensar uma ferramenta tão poderosa e que te coloca em contato direto com um cliente em potencial.

Você tem cometido algum desses erros no marketing digital? Talvez seja hora de repensar as suas ações e as suas estratégias, para que possa criar campanhas cada vez mais eficazes e alcançar os resultados que deseja.

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