O que é marketing de conteúdo?

Antigamente o foco das campanhas de marketing era mostrar o produto e despertar o desejo de compra. Porém, falar o tempo todo de si mesmo é cansativo para quem ouve, e em função disso, nasceu o marketing de conteúdo.

Sua proposta é simples: oferecer para as pessoas informações que sejam úteis, e não somente tentar “empurrar” o seu serviço ou seus produtos. E para isso, são adotadas estratégias diferentes daquelas utilizadas no marketing tradicional.

Neste post vou explicar para você o que é de fato o marketing de conteúdo, como sua estratégia é traçada e por que é importante adotá-lo nos dias atuais. Acompanhe e descubra como aplicar em sua empresa.

 

Conceito de marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é o conjunto de ações empregadas na criação, publicação e promoção de conteúdos relevantes para o público-alvo de uma empresa. Ou seja, oferecer de graça artigos, vídeos, infográficos, eBooks, podcasts, imagens e outros mais.

Essas produções precisam trazer informações que estejam de acordo com o nicho em que cada empresa está inserida. Além disso, também devem estar adequadas para o tipo de público que consumirá esse conteúdo.

O marketing de conteúdo é empregado tanto no blog da empresa como também em redes sociais, em canais do YouTube, em sites como Scribd e outros meios que possam dar suporte para promover os conteúdos criados.

 

Estratégias do marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é praticado principalmente na internet, onde as pessoas buscam por informação que seja do seu interesse ou útil para si em algum momento. Então, as empresas vêm oferecer para esse público aquilo que buscam.

Ao invés de fazer propaganda de seus produtos e dizer o quanto são bons e tal, elas trabalham com a educação das pessoas, ensinam algo e trazem soluções para seus problemas. Veja um exemplo:

Uma empresa trabalha com sapatos ortopédicos e quer aumentar suas vendas. Ao invés de falar que seus sapatos são de qualidade, que o material é resistente, que são bonitos e o preço é bom, a empresa fará outra abordagem.

Ela vai produzir artigos, por exemplo, que falem como o uso de calçados inadequados pode fazer mal, ensinará como escolher um bom calçado para cada ocasião, como combinar com roupas, como tratar as dores e cansaço nas pernas, entre outros temas de interesse para pessoas que precisam de sapatos ortopédicos.

Assim, o que vai acontecer é que essa empresa criará um público fiel, que voltará para seu blog para conferir mais informações, que simpatizará com a marca porque ela o ajuda, e acabará comprando seu produto por afinidade. Entende?

Ao invés de falar de si, a empresa fala o que a pessoa quer ouvir, cativa, mostra a importância do seu produto (de forma indireta) e, por fim, o vende e obtém o seu lucro. E as vendas acabam crescendo porque ao oferecer conteúdo, o site/blog aparece cada vez mais alto no ranking das buscas e fica visível para mais pessoas.

Mas para ser eficaz o marketing de conteúdo precisa ser bem planejado a fim de que as informações sejam interessantes, ricas, úteis e adequadas para o público de cada empresa e para isso é preciso:

  • definir o perfil do cliente ideal;
  • conhecer suas dores e necessidades;
  • definir como a empresa pode ajudar;
  • pesquisar temas que esse público tem interesse;
  • produzir material na linguagem adequada;
  • adotar o formato ideal em função do público e da informação veiculada;
  • promover o material no canal certo para alcançar o público;
  • adotar uma estrutura que favoreça o ranqueamento do conteúdo e a conversão.

Ou seja, para praticar o marketing de conteúdo você deve ter total consciência de para quem você vende, porque essa pessoa consumiria seu produto e como ele pode ser útil.

 

Por que o marketing de conteúdo é importante?

O marketing de conteúdo não é mais importante do que as estratégias tradicionais de divulgação da sua empresa, ele ajuda a complementá-las, porque:

  • ajuda a ranquear seu site;
  • divulga sua marca na internet;
  • garante credibilidade e expertise para sua empresa;
  • gera confiança no público;
  • promove a fidelização dos clientes;
  • aumenta as conversões de vendas;
  • melhora a relação com o público.

As pessoas não querem mais ouvir empresas falando de si e como seus produtos são bons. Elas desejam suprir suas necessidades e resolver seus problemas, e o marketing de conteúdo oferece justamente isso. Então, para que você possa destacar sua empresa e colocar-se como expert em sua área, invista nele!

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